domingo, 20 de maio de 2007

Hospital Interior Alentejano em Moura. Será um sonho?



Actualmente o governo fala tanto em fechar hospitais, maternidades e SAP, mas que deixaria a funcionar os serviços de saúde que distam mais de uma hora dos hospitais principais da zona, com base nesta situação resolvemos fazer uma proposta.

O que nós colocamos em causa hoje é qual a razão de o hospital de Serpa se manter activo se a mesma localidade dista do hospital de Beja de cerca de 25 Kms e demora a percorre-los cerca de 20 minutos.

O concelho de Serpa tem cerca de 16.694 (2001) habitantes e está perto de Beja e tem a IP8 para facilitar a deslocação até lá.


O concelho de Moura tem cerca de 16.542 (2001) habitantes está a cerca de 60 Kms de Beja e tem uma estrada nacional cheia de curvas e contracurvas que demora a percorrer cerca de 55 minutos até lá. Dependente de Moura está ainda o concelho de Barrancos que tem cerca de 1921 ( 2001 ) habitantes e tem que percorrer a mesma estrada de Moura até Beja e mais a estrada de Moura até Barrancos num total de 100Km e com estradas duas vezes piores.


A nossa proposta de hoje passa pelo construção de um hospital público-privado em Moura que possa atender o público do SNS com as condições iguais para todos e atender o publico privado como o caso de seguradoras, serviços particulares, etc...
Assim os médicos do hospital de Serpa passariam para o hospital de Moura, em Serpa ficaria um SAP e o novo hospital de Moura passava a servir os concelhos de Moura, Barrancos, Vidigueira, Mourão, Portel e Serpa num total de 51.584 ( valores censos 2001) habitantes .


Para arranjar mais médicos para o novo hospital seriam feitas escalas com os médicos existentes nos postos dos concelhos mencionados e contratados novos médicos para serviços particulares que se pagariam a eles próprios pelos serviços prestados a particulares.
Com esta solução seria criado o Hospital Interior Alentejano numa zona central do interior alentejano de grande necessidade de cuidados médicos, deixaria de existir limitações distritais, porque Portugal é só um e os hospitais distritais de Beja e Évora passariam a estar mais disponíveis para a restantes populações e casos mais graves .


Gostaríamos que os deputados dos distritos de Beja e Évora defendessem esta proposta na assembleia da república, que o governo aprovasse e que as câmaras envolventes apoiassem esta proposta. A nossa dúvida é se a câmara de Moura teria capacidade para ceder um terreno de dimensões exigidas para a construção do Hospital Interior Alentejano.

Objectivo desta proposta é de melhorar os cuidados de saúde em Moura e nos concelhos vizinhos.





3 comentários:

Anónimo disse...

Onde é que assino para a petição inicial ou o que quer que seja.

Contem comigo

Antonio Alvarinho

Anónimo disse...

Vamos todos lutar por esta causa que é extremamente importante e necessária!!!

Anónimo disse...

Muito BEM... O centro de saúde é pequeno mas de 5 estrelas nos serviços prestados. Se o futuro Hospital for igual ou melhor ao actual centro, porque não! Não acham