quarta-feira, 16 de julho de 2008

O concelho de Moura pode ser um laboratório de carros electricos.



“O sector das energias renováveis pode ser determinante para o desenvolvimento do concelho”, esta foi uma das frases publicadas no Jornal a Planície de 15 de julho, pag. 7, com o tema Competitividade e Inovação em discussão.
Mas isto só poderá acontecer se todos nós fizermos alguma coisa para que isso aconteça.
Nós estamos cá para ajudar com sugestões, cumprindo a nossa missão “ Todos por Moura e Moura para Todos”.
Recentemente o 1º ministro Jose Sócrates assinou um acordo, do qual o concelho não deve ficar de fora.
Estes foram os temas de interesse para o concelho que o 1º ministro pronunciou:
“ Portugal «pretende ser um laboratório dos futuros carros eléctricos»”,
“Através do acordo assinado com a Renault-Nissan o Governo «proporcionará as condições para que o consumidor de um veículo eléctrico não tenha qualquer desvantagem em preços ou mobilidade». “
“O Governo comprometeu-se também a incentivar a criação de uma rede que permita ao consumidor abastecer sem dificuldade o seu carro eléctrico: «Penso que em pouco tempo seremos capazes de criar essas infra-estruturas para carregar ou substituir a bateria do carro eléctrico», disse Sócrates. “
Frases retiradas do site Portal do governo
Pois bem, baseados nestas declarações gostaríamos que o concelho de Moura não deixasse fugir esta oportunidade, que pensamos ser o Futuro do país e Europa no combate ao petróleo.
aqui trouxemos uma sugestão para o desenvolvimento de um comboio solar no ramal de Moura e vamos juntar mais.
Tirando partido da central fotovoltáica de Amareleja, do programa de incentivos à micro geração de energia eléctrica e da fábrica de painéis solares de Moura, hoje sugerimos:
- Que a Câmara Municipal de Moura, através da recente empresa municipal Lógica, aproveite o incentivo prometido pelo governo e crie uma rede de infra-estruturas, alimentada por estações fotovoltaicas, nas estradas municipais e nacionais do concelho, para carregar ou substituir baterias de carros eléctricos e colocar o concelho na linha da frente.
- Que seja Incentivada a população a criar garagens solares, ou seja, garagens ou casas que tenha painéis fotovoltáicos para recarregar as baterias dos futuros carros eléctricos
- Que seja criado, nas zonas de estacionamento das principais ruas do concelho, boxes de recarga de baterias, alimentadas por pequenas centrais fotovoltáicas espalhadas pelas diversas localidades do concelho
- Que sejam Incentivados os comerciantes de automóveis e população do concelho a vender e comprar carros eléctricos
- Que as futuras frotas automóveis da Câmara e juntas de freguesia sejam de carros eléctricos, como exemplo para a população.

Objectivo desta sugestão – Colocar o concelho na linha da frente num projecto ambicioso para o futuro dos automóveis, depender o menos possível do petróleo, fazer do concelho a capital das energias renováveis e trazer mais investigação de projectos de energias renováveis para o concelho.

Sem comentários: