sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Hortas municipais pedagógicas para o concelho

Temos reparado que existem muitas pessoas no concelho, principalmente a população mais velha, que gosta muito de fazer pequenas culturas hortícolas.
A maior parte destas pessoas não fazem estas pequenas culturas por falta de um espaço para o efeito, e acabam por ocupar os seus tempos livres nas esquinas das ruas.
Hoje sugerimos que a Câmara Municipal de Moura crie, em algumas localidades do concelho, hortas municipais pedagógicas.
Essas hortas eram disponibilizadas em fracções, com rendas simbólicas apenas para fazer face às despesas de manutenção da horta, como exemplo o consumo de água para rega, e disponibilizadas a toda a população do concelho em especial à população mais velha.
As hortas municipais a criar terão como objectivo não só a produção de hortaliças, verduras e legumes para consumo dos produtores, mas também a preocupação com o meio ambiente.
Quem quiser conhecer o trabalho efectuado nelas teria essa oportunidade com visitas guiadas de crianças, adultos, grupos escolares ou qualquer pessoa.
Hoje em dia existem crianças que conhecem uma cenoura, por exemplo, apenas pela prateleira do supermercado e quando a vê, na terra, fica surpresa.
Ao mesmo tempo que a população mais velha do concelho se entretém a cultivar na horta a mesma horta serve a população como horta pedagógica.

Objectivos desta sugestão – Dar outra forma de ocupação de tempos livre à população mais velha do concelho e ter uma horta pedagógica no concelho com a possibilidade de trazer visitas de toda a região.

Sem comentários: