quinta-feira, 12 de março de 2009

Criar uma associação de deficientes da área do grande lago Alqueva pode ajudar a resolver problemas de integração social

Baseados no princípio de que as pessoas com deficiência são os peritos em matéria de deficiência, que conhecem melhor que ninguém os problemas que enfrentam e as soluções para os ultrapassar, esta semana sugerimos que todos os deficientes e respectivos familiares da região do grande lago Alqueva se unam e criem uma associação de deficientes com sede em Moura.
Sugerimos e apelamos também, para que todas as juntas de freguesia e câmaras municipais, envolventes à área do grande lago Alqueva, se unam nesta causa e incentivem, promovam e ajudem a criar esta associação.
A associação a criar teria o nome de Associação de pessoas com Deficiência da área do grande lago de Alqueva, seria uma organização de pessoas com deficiência, constituída e dirigida por pessoas com deficiência.
A associação seria criada com os seguintes objectivos:
- Criar acessibilidades nas ruas, jardins, WC públicas e instituições públicas dos concelhos envolventes
- Criar centros de actividades e convívio para pessoas com deficiência (ex.: centro de internet, café, etc.)
- Criar em Moura um centro de internamento e acamados deficientes, com apoio médico, enfermagem e fisioterapia.
- Ter uma carrinha de transporte de deficientes para acompanhamento médico ou de actividades desportivas
- Dar apoio domiciliário e apoio a deslocações a consultas médicas
- Dar apoia material (ex: cadeira de rodas), financeiro e resolução de problemas burocráticos.
- Criar Salas de estudo de ensino especial
- Promover, participar e apoiar iniciativas e actividades de natureza profissional, educativa, social, cultural, desportiva e de solidariedade social no âmbito de inserção social dos deficientes.
- Criar empregos para deficientes

Com esta sugestão pensamos vir a dar as condições mínimas de integração social que as pessoas portadoras de deficiência merecem, mais a mais hoje são eles amanhã podemos ser nós.


Objectivo desta sugestão – Apoiar os deficientes na resolução de problemas de integração social, criar emprego e bem estar de vida as pessoas com deficiência.

Sem comentários: