quarta-feira, 7 de abril de 2010

Perímetro do Castelo de Moura - Perigo de derrocada e de perda de património histórico






aqui alertámos, algum tempo atrás, para os perigos que o castelo esconde.
Hoje e após alguns meses de chuvas intensas são cada vez mais os perigos que se apresentam no perímetro do castelo.
Não é só o perigo de derrocada como também o perigo de perdermos elementos importantes da nossa história, para além dos possíveis acidentes que uma derrocada possa causar.
Veja-se o exemplo da torre do relógio do castelo, está com estacas a segurar as escadas de acesso e o muro em seu redor já desapareceu.
Do lado do Jardim Dr. Santiago, olhando para o castelo vemos que alguns muros de pedra já não têm sustento nenhum e só estão suspensos por terra que facilmente pode cair. O exemplo está mesmo por cima do parque infantil no Jardim Dr. Santiago, como mostram as nossas fotos.
É urgente fazer obras de recuperação e manutenção do perímetro do Castelo, para além das obras dos projectos em curso que estão a decorrer, para que se evite acidentes graves e perda de património histórico.
Esta semana sugerimos que sejam feitas as obras de recuperação e manutenção do perímetro do castelo de Moura, o mais urgente possível, com a mobilização de pessoas que estão a receber o rendimento mínimo e o subsídio de desemprego de longa duração, para que sejam reconstruídas, em pedra, as paredes e muros que estão a cair.

Objectivos desta sugestão – Evitar acidentes graves com derrocadas no perímetro do castelo e evitar perdas de património histórico essencial para o desenvolvimento turístico do concelho.

Sem comentários: