quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Um problema social no concelho com solução



Olhando em redor de Moura e em algumas freguesias do concelho, ficamos com uma imagem de pobreza extrema, até parece que o concelho pertence a um país de 3º mundo.
Esta imagem é principalmente obtida com os diversos acampamentos e barracas de ciganos que pelo concelho existem, com maior número em volta da cidade de Moura. Vivemos no século XXI e isto já não pode acontecer.
Vão dar uma volta por trás do estádio do Moura, pela antiga estação do comboio, pela estrada do Sobral e pela estrada de Brinches e vejam se temos razão ou não no que dizemos.
Nós não estamos contra a comunidade cigana, mais a mais muitos deles nasceram no concelho, estamos sim contra a forma como eles vivem no concelho e como exploram a sociedade para a qual a maioria não produz e ainda abusam dela.
Na nossa opinião é urgente integrar esta comunidade cigana na nossa sociedade de uma vez por todas, caso contrário, quem não quiser ser integrado terá de abandonar o concelho e não pode cá viver nas condições actuais.

Quase todos os dias ouvimos proprietários de herdades a queixarem-se de que os ciganos invadem as suas propriedades e colocam lá as bestas a comer as pastagens, que são necessárias para os animais das respectivas herdades. A isto chama-se invasão de propriedade e é praticada constantemente pela comunidade cigana.
Isto acontece e é um autêntico abuso à sociedade que lhes dá o rendimento mínimo e pensões de sobrevivência.

Por todos estes factos, hoje sugerimos que a Câmara Municipal de Moura, em parceria com o governo, faça:

1 - Um levantamento actualizado das pessoas que vivem em acampamentos e barracas no concelho e que cá queiram continuar a viver.
2 - Um levantamento, em todo o concelho, de habitações degradadas e por habitar, para que possam ser recuperadas ao abrigo de um acordo.
3 - Seja feito um acordo com o instituto nacional de habitação, para a compra e recuperação das habitações degradas no concelho em substituição de um bairro de habitação social.
4 - Que sejam realojados, todos os interessados do levantamento sugerido no ponto 1, nas habitações recuperadas no concelho pelo instituto nacional de habitação, ao abrigo do programa habitação social para realojamento das pessoas a viver em barracas e casas degradadas no concelho.
5 – Depois do realojamento sugerido, que sejam demolidos todos os acampamentos e barracas existentes no concelho.
6 – Após demolição dos acampamentos e barracas, que seja feito um patrulhamento constante pela GNR, de forma a não permitir que sejam levantados, novamente, mais acampamentos e barracas no concelho.

Com esta sugestão, pensamos que a comunidade cigana será integrada na nossa sociedade mais facilmente, porque não ficarão todos juntos em bairros sociais, tal como acontece no recente bairro social criado no Mourasol.
E ainda diminuirá o número de casas degradadas e por habitar no concelho e o concelho não transparecerá uma imagem de grande pobreza, como actualmente acontece.

Objectivo desta sugestão – Inserir a comunidade cigana na nossa sociedade, acabar com acampamentos, ocupações clandestinas e barracas no concelho e diminuir o número de casas degradadas e por habitar no concelho.

5 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro CONMOURA

Você é um bacano, um baril e um fixol do melhor que há. Um ganda maluco, como agora se diz. Como dizia o outro "quem és tu, romeiro?".

Abraço grande para si
Napoleão Bonaparte

Anónimo disse...

A ciganada não quer incluida em nada.Não quer ser integrada em nada. Não quer ter deveres. Só quer ter direitos. Esses direitos são chular-nos transformando os nossos impostos em subsídios para eles. Ter vários BI e moradas para receber vários subsidios. O problema social? sim teremos esse problema em larga escala no futuro.

Anónimo disse...

Jà viu para que é que você é pago.
E sugestôes para quem trabalha e ta com a corda ao pescoço,não tem.Se calhar é cigano.

Contribuinte-explorado disse...

Convido o sr. gestor deste site que muito aprecio a fotografar o bairro do GIRASSOL e a fazer um tópico exclusivo...estão a aparecer como cogumelos, barracas nas redondezas dos predios onde foram realojados os "ocupantes" dos quarteis, o lixo amontoa-se por todo o lado...

No seguimento tire tambem foto à estrada dos machados...é frustrante para quem paga todos os impostos....

Anónimo disse...

falas bem agora é preciso acção em relação aos outros comentarios é so racismo.