sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Autocarro eléctrico “Gulliver” para a cidade de Moura





O Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal vai ao encontro dos objectivos nacionais de redução da dependência energética e de combate às alterações climáticas, ao promover a substituição do uso de combustíveis fósseis e a consequente redução de emissões no sector dos transportes.
Mais uma vez gostaríamos que o concelho de Moura não ficasse fora da mobilidade eléctrica e não parasse no tempo apenas com a criação da central fotovoltaica no concelho.
Esta semana gostaríamos que a câmara municipal de Moura substituísse o autocarro urbano actual pelo projecto do autocarro eléctrico “Gulliver” veja página do fabricante aqui.
Este projecto foi escolhido por ser adequado a uma utilização nos centros urbanos, pela sua fiabilidade e baixo custo de exploração.
Actualmente em circulação em Itália (20 cidades), em França (Bordéus), em Inglaterra (Liverpool e Bristol) e em Espanha (Valência).
O motor eléctrico é alimentado unicamente a partir das baterias. A autonomia em circuito urbano é de 4 a 5 horas de funcionamento, período após o qual as baterias são trocadas, em poucos minutos.
Atinge uma velocidade máxima de 33 km/h.
O “Gulliver” transporta 22 passageiros, tendo 8 lugares sentados. Tem 5,30 m de comprimento e 2,07 m de largura. Tem instalação para segurar uma cadeira de rodas (embora não tenha rampa).
Actualmente Portugal conta com um total de 18 Mini-autocarros eléctricos distribuídos por 6 Municípios o que faz, à excepção da Itália, a maior percentagem de Mini-autocarros eléctricos por Habitante.
Sugerimos ainda que a câmara construa uma garagem solar, nos estaleiros da câmara, para o carregamento das respectivas baterias destes autocarros.
Com a troca do actual autocarro urbano pelo autocarro eléctrico “ Gulliver” o concelho de Moura continuaria a marcar pontos nas energias renováveis.
Descubra mais informações sobre viaturas eléctricas aqui.

Objectivo desta sugestão – Contribuir para o desenvolvimento dos carros eléctricos, da energia solar e na redução de emissões de gases.

Sem comentários: