sexta-feira, 13 de junho de 2008

Estacionamentos verticais e centro comercial ao ar livre, pode revitalizar o comércio no centro da cidade.

Ultimamente temos reparado que com a vinda das médias superfícies comerciais para Moura o comércio no centro da cidade tem diminuído.

É claro que não estamos contra as médias e grandes superfícies virem para Moura, antes pelo contrário criam emprego e praticam preços mais vantajosos para o consumidor, daí a razão de estarmos a favor das já existentes e da criação de mais no concelho.

Mas não queremos é que o comércio no centro da cidade acabe por causa das médias e grandes superfícies, queremos sim que sejam criadas condições para revitalizar o comércio no centro e fazer face à concorrência.

Na nossa opinião, um dos passos importante, já dado para revitalizar o comércio no centro da cidade de Moura, são as obras de reestruturação dos pavimentos das ruas comerciais e a proibição de trânsito automóvel nestas ruas, que a Câmara de Moura já começou a fazer e que nós aplaudimos.

Como todos sabemos as pessoas hoje em dia deslocam-se muito de automóvel para fazer as suas compras, mais a mais, por vezes as compras são pesadas e o tempo hoje também é dinheiro.

Olhando com atenção, para além dos preços vantajosos ao consumidor que as médias e grandes superfícies praticam, elas também oferecem estacionamentos automóvel para que o consumidor se sinta o mais próximo e confortável possível, mas isso o centro da cidade de Moura não oferece, o que é uma das grandes desvantagens em relação à concorrência.

Por exemplo, actualmente um trabalhador que queira ir comprar uns pregos na casa canudo para continuar o seu trabalho, leva mais tempo à procura de um lugar onde estacionar a sua viatura de trabalho do que a comprar os ditos pregos, perdendo assim muito tempo do seu trabalho, e isso acontece a quase todos nós actualmente no centro de Moura.

Hoje sugerimos que a câmara municipal de Moura compre o edifício ao lado do antigo quartel dos bombeiros (frente à escola de deficientes) e o transforme num estacionamento vertical em espaço aberto e de acesso livre, para facilitar o estacionamento nesta zona e trazer mais pessoas ao comercio do centro da cidade.
Também sugerimos que o centro de Moura seja transformado num centro comercial ao ar livre, com bancos nas ruas comerciais para as pessoas descansarem, mais esplanadas nas ruas mas com delimitações planeadas para as pessoas circularem, arranjos florais espalhados pelas ruas comerciais incluindo a ideia das janelas floridas, programas de animação todo o ano para as respectivas ruas e tudo aquilo que os comerciantes e câmara acharem interessante para atrair as pessoas ao comercio no centro da nossa cidade.

Objectivo desta sugestão – Revitalizar o comércio no centro de Moura e facilitar os estacionamentos onde estão concentrados a maior parte dos serviços comerciais e públicos, garantindo assim o emprego existente com a possibilidade de criar novos.

Sem comentários: