segunda-feira, 29 de junho de 2009

Moura não pode ficar de fora da rede nacional de abastecimentos de carro eléctricos.

A cidade de Moura não vai ser uma das pioneiras na fase piloto da rede nacional de abastecimento de carros eléctricos tal como nós gostaríamos e já aqui sugerimos.
No nosso distrito a cidade de Beja é uma das primeiras cidades que se compromete, entre outras medidas, a proceder à elaboração de um Plano Municipal para a Mobilidade Eléctrica; a assegurar a progressiva e crescente instalação no concelho de pontos de recarga/abastecimento de veículos eléctricos; a criar progressivamente zonas preferenciais de estacionamento para veículos movidos a electricidade no centro urbano; e a assegurar 20% da renovação anual da frota municipal com veículos sem emissões.
Nós queremos acreditar que o município de Moura não se tenha candidatado a este projecto para já, por estar a preparar um bom projecto, que tenha base no que já aqui sugerimos e por não ser permitida, nesta fase, a candidatura de municípios que estejam fora da rede principal de vias de comunicação.
O concelho de Moura tem sido um exemplo nacional e internacional na energia fotovoltaica, não faz sentido perder o comboio das energias renováveis e não participar neste projecto que tem ligação com o mundo da energia fotovoltaica.
Esta semana, devido a importância que a futura rede nacional de abastecimento de carros eléctricos poderá ter a nível nacional, sugerimos que a câmara municipal de Moura, em parceria com empresas do concelho, se comprometa a fazer um plano de mobilidade eléctrica no concelho baseado no que aqui já sugerimos e faça a sua candidatura à rede nacional de abastecimento de carros eléctricos.

Objectivos desta sugestão – Colocar o concelho na linha da frente num projecto ambicioso para o futuro dos automóveis, depender o menos possível do petróleo, fazer do concelho a capital das energias renováveis e trazer mais investigação de projectos de energias renováveis para o concelho.

Sem comentários: