quinta-feira, 8 de maio de 2008

Agricultura o principal Futuro da região


aqui falámos que o futuro do nosso concelho também passa pelo investimento e desenvolvimento na agricultura.
Ultimamente é frequente ouvir-se falar nas notícias que os cereais estão a aumentar, tudo isto porque cada vez menos se produz estes produtos em Portugal, particularmente na nossa região.

Segundo dados divulgados pelo INE, entre 2005 e 2006, Portugal importou cerca de quatro milhões de toneladas de cereais e exportou cerca de 400 mil toneladas.
Pois bem, nós hoje voltamos a falar neste assunto porque pensamos que o governo, a região e os poderes locais estão mais concentrados no turismo do que na produção agrícola.
É importante o turismo para a região porque nos traz emprego, mas mais importante ainda é não deixar morrer a agricultura na nossa região e aproveitar a água que Alqueva nos vai trazer através dos sistemas de rega, para desenvolver a agricultura da região.
Não podemos só pensar em instalar grandes projectos turísticos na região e ocupar os terrenos que em tempos produziam trigo, cevada, girassol, melão, azeite, etc.
Nós pensamos que em paralelo ao turismo devem existir também politicas do governo e região com mais investimentos PIN, mas para a área de desenvolvimento agrícola na nossa região.
É nossa opinião que o poder local, como representante de um povo, deve promover congressos, Workgroups, reuniões e debates com associações e empresas na área da agricultura, e ser o primeiro a defender, apoiar e promover projectos agrícolas para a região.
Hoje sugerimos que para além da promoção de congressos, Workgroups, reuniões e debates com associações e empresas na área da agricultura, para apoiar e criar projectos agrícolas, que seja também construída uma zona industrial no concelho com objectivo especifico para a instalação de fábricas de transformação dos produtos agrícolas que na região sejam produzidos.
Exemplo: Matadouro, transformação e embalagem de vegetais, fábrica de óleo vegetal, fábrica de transformação de cereais, transformação e embalagens de carnes, etc…

Objectivos desta sugestão – Desenvolver a agricultura na região e criar empregos

Sem comentários: