quarta-feira, 14 de maio de 2008

Comboio Solar pode activar o Ramal de Moura e servir de apoio a desenvolvimento tecnológico.

aqui falámos de uma sugestão para o Ramal de Moura mas agora vamos mais longe, a nossa sugestão de hoje passa pelo aproveitamento do Ramal de Moura em termos turísticos e de desenvolvimento tecnológico.

Nós pensamos que um acordo entre câmaras, regiões de turismo, empresas interessadas, universidades, governo e CP, que o Ramal de Moura tem todas as potencialidades para ser aproveitado turisticamente e pode até contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país.

Olhando para os projectos turísticos que Alqueva tem em vista e transformando as antigas estações em pousadas, o Ramal de Moura pode ser aproveitado para trazer muitos turistas ao grande lago.

Na vertente turismo agrícola o ramal pode ser explorado como forma de apreciar as paisagens agrícolas do Alentejo interior com varias paragens programadas ao longo do percurso, para provas de vinho, visita a adegas, visitas ao futuro maior olival do mundo, a criar nos machados, e visitas a outros pontos de interesse.

Na vertente ecológica e de desenvolvimento tecnológico, as locomotivas de transporte poderiam ser movidas a energia solar, aproveitando o sol da região, e serem exploradas para o desenvolvimento deste tipo de energia através do futuro Tecnopólo de Moura ou até mesmo para as universidades testarem os seus projectos nesta área.

Começámos bem com a criação do maior parque de energia fotovoltaica do mundo, mas agora não podemos ficar de braços cruzados e podemos avançar em forte para aproveitar o sol ao máximo e desenvolver tecnologias novas trazendo centros de investigação para o concelho.

Sendo a nossa região uma das regiões com mais horas de sol por ano da Europa e o petróleo cada vez mais caro, temos todas as potencialidades para aqui se instalarem centros de investigação e desenvolvimento de energias solar.

Hoje sugerimos que seja criado um grupo de trabalho com as câmaras interessadas, regiões de turismo, empresas interessadas, universidades, governo, Refer e CP, liderado pela Câmara Municipal de Moura e que seja feito um projecto com desafio a todas as universidades Portuguesas e Europeias para o desenvolvimento de um comboio movido unicamente a energia solar e que esse comboio seja desenvolvido e feito no nosso concelho e testado no Ramal de Moura.
O comboio solar pode ser movido inicialmente com varias centrais fotovoltaicas montadas nas antigas estações e apeadeiros, espalhadas pelo trajecto do ramal e que alimentem o mesmo, mas o objectivo final será o comboio mover-se unicamente por células solares instaladas nele próprio.

Com esta sugestão bem planeada, temos a certeza que o governo e a Europa nos vão apoiar e o concelho e Portugal podem dar um passo de gigante nesta área.

Objectivo desta sugestão – Manter o Ramal de Moura activo, trazer centros de investigação e desenvolvimento tecnológico para o concelho, criar postos de trabalho e fazer do concelho a capital da energia solar e um centro de excelência tecnológica.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nao devemos fechar os olhos e sonhar.... Tudo tem o seu tempo e oportunidade o ramar não tem futuro nenhum!!! Senão analisemos;para servir a populaçao existem situaçoes mais rapidas e praticas, o mesmo acontece com as Empresas radicadas localmente, tem ao virar da esquina dezenas de transportadoras que recolhem e distribuem porta a porta.
Turisticamente não temos nada para oferecer e motivar quem quer que seja a vir a MOURA, a naõ ser uma cidade cheia de buracos deficitaria em termos basicos.
Que suportaria economicamente a manutençao da abertura da linha ferrea? voltariamos a ter cancelas nas estradas da região?
Não terá MOURA outras prioridades como por exemplo uma estaçao rodoviária? e outras carencias primarias?

Anónimo disse...

Não deixa de ter razão quanto à existencia de meios de transporte mais rápidos que existem hoje.
Mas se pensarmos em fazer do Ramal uma zona de testes para o desenvolvimento de um comboio a energia solar, talvez se pudesse também aproveitar essa oportunidade para fins turisticos, retirando também as barreiras fisicas e colocando semaforos.
Quem suportaria os custos penso que seriam as empresas interessadas no projecto de desenvolvimento de um comboio a energia solar, até mesmo a própria refer ou CP poderiam estar interessadas para proveito própria.
Mas a câmara de Moura não deveria ter uma participação financeira forte neste projecto, porque é verdade que existem outras prioridades

Anónimo disse...

Srs de Moura:

MOURA está se tornando conhecida como a cidade na qual se construirá o maior parque de energia solar do mundo. Procurei a construção no googleearth e no wikimapia.org , mas não encontrei. Apreciaria muito se alguem que soubesse a sua localização exata marcasse o local no wikimapia.org.
Para quem não conhece o wikimapia.org, vale a pena entrar no site e ajudar a "descrever o mundo"

obrigado

William, Piracicaba, Brasil