segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Moura continua a ficar para trás…




“A Estradas de Portugal assumiu o compromisso de avançar no próximo ano( 2010) com a construção da variante Norte à cidade de Reguengos de Monsaraz e uma nova Ponte do Albardão, sobre o Rio Degebe, na Estrada Nacional 256, num investimento de 8 milhões de euros. O Município de Reguengos de Monsaraz reivindica há vários anos a requalificação desta via que liga Reguengos de Monsaraz a Évora por motivos de segurança e riscos de sinistralidade, mas também por se verificar um aumento significativo do tráfego. Actualmente, o único ponto negro de sinistralidade nas estradas do distrito de Évora verifica-se no km 8,7 da EN 256. A variante Norte de Reguengos de Monsaraz terá cerca de 6 km de extensão com rotundas de acesso à cidade e às estradas que ligam esta localidade a Redondo, Alandroal, S. Pedro do Corval e Mourão”. Informação Site “Rádio A Planicie” 2009-12-28
Com esta informação, na nossa opinião, o concelho de Reguengos continua a ser o concelho mais beneficiado da região do grande lago Alqueva. Será porque o seu presidente de câmara é do PS ou será porque o seu presidente realmente luta pelos interesses da sua população fazendo pressão a quem de direito?
Seja como for o concelho de Reguengos de Monsaraz tem cada vez mais e melhores condições e o concelho de Moura nada ou pouco tem evoluído.
A cidade de Reguengos, com este projecto da variante fica com excelentes acessos à cidade, enquanto em Moura os bons acessos fazem-se pelo distrito de Évora, o qual nem pertencemos, começando em Portel e terminam à entrada da velhinha e estreita ponte do rio Ardila. O acesso principal às cidades de Serpa e Beja desde Moura, pelo distrito de Beja, continua com estradas estreitas, cheio de curvas e a passar pelo meio da vila de Pias, fazendo com que a viagem até ao hospital de Beja seja demorosa e cansativa para quem necessita de uma urgência.
A cidade de Reguengos tem dois centros comerciais, o do Intermarché e o do Modelo, promovendo mais emprego. E em Moura? Nada deste tipo de centros comerciais existem em Moura.
Em Reguengos existem pelo menos 4 superfícies comerciais de nome, o Modelo, o Intermarché, o Lidl e o Pingo Doce, para um concelho com cerca de 11460 habitantes em 2004. Em Moura apenas existe o Intermarché, Pingo Doce e Minipreço para um concelho com cerca de 16411 habitantes.
No concelho de Reguengos vai começar a construção de um mega empreendimento turístico o Parque Alqueva, com a possibilidade de criar cerca de 2500 postos de trabalho, em Moura apenas se ouve falar no projecto da defesa de São Brás, que poderá criar umas centenas de postos de trabalho.
Em Reguengos está prevista a criação de uma ciclovia de cerca de 13 quilómetros que contorne toda a malha urbana. Em Moura apenas foi feita uma amostra de uma ciclovia entre o Mourasol e o cemitério e que para uma ciclovia deixa um pouco a desejar. Veja aqui as candidaturas de alguns dos projectos de Reguengos aos fundos europeus.
Em Reguengos está prevista a construção de um centro náutico e uma pista de ultra leves, em Moura acabou-se com o aeródromo municipal.
Em Reguengos todos os monumentos estão recuperados e bem tratados, em Moura as muralhas da cidade estão a cair aos bocados e o castelo esconde perigos de derrocadas.
Em Reguengos existe uma boa estrutura de turismo ligada ao turismo de Évora, com bons restaurantes, bons alojamentos e locais de interesse bem tratados, em Moura a maior parte dos restaurantes não têm qualidade nem variedade, não existem programas de turismo ligados a uma estrutura bem formada a nível nacional, poucos locais de interesse bem conservados, etc…
Em Reguengos a população do concelho tem vindo a aumentar de ano para ano, prevendo atingir os 14900 habitantes em 2009, ver aqui . Em Moura a população tem vindo a diminuir, porque será?
Com esta reflexão esta semana sugerimos que os nossos governantes locais, regionais e deputados distritais façam mais pressão para que os bons projectos comecem a avançar no concelho de Moura e que o poder local faça mais projectos de forma a cativar os habitantes que cá moram e atrair novos habitantes.

Objectivo desta sugestão: Reflectir sobre bons projectos que se fazem nos concelhos vizinhos e fazer mais e melhores projectos para melhorar as condições de vida, cativar habitantes locais e atrair novos habitantes para o concelho.

Sem comentários: