quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Formar mais mão-de-obra especializada no concelho traz futuro


Esta semana tentámos olhar para o mundo do trabalho e as suas carências no concelho e chegámos à conclusão da necessidade de formar alguns quadro técnicos especializados, que estão a desaparecer e são necessários para o bom funcionamento das actividades económicas no concelho.
Lamentavelmente verificámos que estão a desaparecer bons mecânicos, bons serralheiros, bons soldadores, bons bate chapas e bons torneiros do concelho, que em outros tempos tínhamos em abundância e agora não há ninguém para os substituir.
Também verificámos a falta de novos técnicos em diversas áreas e a falta de mão-de-obra para as novas tecnologias, em especial o domínio da electrónica recente dos automóveis.
Hoje sugerimos às escolas de formação do concelho de Moura, em especial foco para a Comoiprel, que sejam criados os seguintes cursos de formação profissional:

- Curso de instalador e projectista de gás canalizado
- Curso de reparador de máquinas de lavar roupa e louça, esquentadores e Frio
- Curso de Mecatrónica
- Curso de Mecânica Auto
- Curso de Electricista Auto
- Curso de soldador MIG/MAG/TIG, alumínio, eléctrodo e aço inox
- Curso de instalador e projectista de sistemas de rega
- Curso de torneiro mecânico
- Curso de electricista de baixa e média tensão
- Curso de pintores e bate chapas Auto

Sugerimos ainda que a AMPEAI faça um levantamento das necessidades de especialização de técnicos, nas empresas dos seus associados, e proponha cursos às escolas de formação profissional do concelho.

Objectivos desta sugestão – Formar mais quadro técnicos especializados no concelho e manter vivas e actualizadas as empresas da região.

Sem comentários: