terça-feira, 14 de setembro de 2010

Supermercado de nome pode salvar o triste projecto de centro comercial na praça Sacadura Cabral


Muitas vezes ouvimos dizer da boca da grande maioria dos mourenses, e com razão, que não gostam de ver o centro comercial que foi construído há pouco tempo na praça Sacadura Cabral, perto do Hotel Santa Comba, no centro de Moura. Não só por acharem que o edifício não se enquadra no local, como por não conseguirem ver os produtos das lojas pelo lado da rua.
Para nós aquele projecto de centro comercial foi um projecto falhado, não só porque esteve envolto de uma grande polémica, devido à exigência de inserção arquitectónica, que acabou por não se integrar na arquitectura local, mas também porque esconde as lojas que lá estão instaladas e que se queiram instalar, arruinando o negócio a quem lá queira investir.
Actualmente este centro comercial tem poucas lojas abertas, anda às moscas e só serve de urinol para os delinquentes que anda na rua até às tantas a fazer mal, dando provas que foi um projecto falhado.
Nós acreditamos que para tudo existe uma solução, basta admitir os erros cometidos no passado e haver vontade para fazer o futuro.
Já aqui falámos na necessidade de um supermercado de nome no centro de Moura, não só para criar mais postos de trabalho no concelho mas também porque acreditamos que um supermercado de nome, no centro de Moura, potência o movimento económico no restante comercio local, ao contrário do que muitos pensam.
Esta semana sugerimos que todo o espaço do centro comercial, que recentemente foi construído na praça Sacadura Cabral, seja negociado com um supermercado de nome e seja alterada a fachada para que realmente esta seja inserida na arquitectura do local e deixe de ser mais um urinol no centro da cidade.
O supermercado de nome compraria todo o espaço comercial, transformava-o para poder colocar o respectivo negócio em prática, alterava a fachada de acordo com a arquitectura local e todas as lojas ali existentes passariam para outros espaços de comércio existentes na baixa de Moura, dando assim mais dinâmica aquela zona comercial, a que nós já aqui baptizamos como zonas CCLT - zona comercial 1 de Moura.


Objectivo desta sugestão – Criar mais postos de trabalho, criar mais movimento económico no comércio local, corrigir um erro de arquitectura e melhorar a imagem do concelho de Moura.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não conheço o edificio mencionado. Mas por vezes as pessoas, são pouco receptivas a reconhecer os seus erros. No entanto reconhecer o erro, não é sinal de fraquesa.
No entanto que tipo de supermercado?

Anónimo disse...

Não há dúvida! Boa ideia. Uma grande superfície de renome no centro da cidade para acabar mais depressa com o pequeno e médio comércio? Em toda a Europa civilizada É PROÍBIDA a instalação de grandes superfícies nos centros históricos. Exemplos? Bruxelas e Paris...
Carlos P. Alves