sábado, 31 de julho de 2010

As populações das freguesias têm o poder nas mãos, para resolver o problema da água.




Chegámos ao verão e mais um ano que algumas freguesias do concelho vão passar pelo martírio de ter água a saber a peixe da ribeira, água de cor verde ou não ter água.
Será que alguns dos cidadãos das freguesias são cidadãos de segunda e os restantes são cidadãos de 1ª?
Por um lado o município de Moura é um exemplo mundial com a central fotovoltaica, por outro lado a falta de água, com qualidade, nas torneira de algumas freguesias é um exemplo negativo de terceiro mundo na União Europeia.
Como pode a economia local sobreviver se tem que pagar a água duas vezes, paga uma vez ao município e uma outra vez paga os garrafões nos supermercados, mas com uma grande diferença, a água que paga ao município nem para os animais beberem serve.
Como pode uma população tomar banho, fazer a comida e até lavar a louça lá de casa? Isto só acontece nos países de terceiro mundo.
Como pode um município ser atractivo turisticamente se nas pensões e restaurantes locais não existe água canalizada de qualidade?
Já são muitos anos a fazer promessas e nada acontecer.

Não basta andar a falar pelas ruas que a água não presta e que a câmara é isto e aquilo, não basta ir a TV dizer que a água não tem qualidade e quem é o culpado.
Só existe uma solução a união do povo com a ajuda dos presidentes das freguesias locais, que é para isso que foram eleitos.
O povo tem que se unir e dizer basta não pagamos as facturas da água enquanto não nos resolverem a situação do abastecimento público com qualidade.
Esta semana damos uma sugestão para tentar resolver a questão. É simples, água em condições para consumir pagamos a factura da água, água sem condições de consumo não pagamos factura alguma.
Será que as populações e as juntas de freguesias têm a coragem de se unirem e não pagarem as facturas da água à câmara até a situação estar resolvida?
Talvez as juntas de freguesia não tenha essa coragem, porque esta é uma fonte de rendimento da junta, mas ai não podem vir dizer que é só a câmara de Moura que é a culpada, eles também o são, porque não se colocam do lado da população mas sim do lado dos interesses económicos.
Vamos todos lutar por água com qualidade no concelho, todos por Moura e Moura para todos.

Objectivo desta sugestão – Ter água de qualidade em todo o concelho de Moura.




1 comentário:

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado