quarta-feira, 18 de março de 2009

Lenda da Moura Salúquia um património cultural do concelho que pode trazer turismo


Nós acreditamos, que um dos factores fortes para atrair turistas ao concelho de Moura, é a sua história. Mas para manter a história do concelho, firme e atraente, é necessário cuidar dela e dar-lhe a beleza que ela merece.
Já aqui falámos das muralhas da cidade que estão mal tratadas, mas existem mais elementos históricos mal tratados, como por exemplo a torre Salúquia no castelo de Moura.
Para evidenciar mais a história do concelho, hoje gostaríamos de sugerir às juntas de freguesia de São João Baptista, Santo Agostinho, à câmara Municipal de Moura, à GNR e aos grupos de teatro do concelho de Moura que se unissem e retratassem a Lenda da Moura Salúquia, dentro do perímetro do castelo.
Sugerimos que sejam encenadas todas as cenas de lutas entre cavaleiros que a lenda fala, daí a razão de ser necessário as equipas de cavalaria da GNR.
De uma forma geral gostaríamos que os grupos de teatro retrassem a Lenda da Moura Salúquia, com o apoio logístico e financeiro das juntas de freguesia e câmara municipal e com o apoio técnico e militar da GNR.
O espectáculo seria realizado numa das noites de animação de verão e repetido nas festas de Moura.
Este espectáculo deveria ser inserido em programas de animação dos Hotéis e pensões da região, para promoção e atracção turística de fim-de-semana.

Objectivo desta sugestão – Atrair turistas, criar movimento económico, mostrar o património cultural do concelho e promover o concelho.

2 comentários:

Anónimo disse...

SUGERIA QUE FIZESSEM ACTIVIDADES TIPO CAÇA AO TESOURO, PARA QUE A FAMILIA INTEIRA PUDESSE PARTICIPAR, AVÓS PAIS E NETOS. QUE PODERIA INCLUIR OU NÃO A REFEIÇÃO.

SERIA SEM DUVIDA UM DIA MUITO BEM PASSADO.

PENSEM NISSO, A SERIO.

AMO-TE MOURA

Anónimo disse...

Deviam fazer uma espécie de teatro, (reconstituição)como fazem nas outras localidades, tudo tal e qual para explicarem toda a lenda aos turistas. Penso que seria interessante.
Encontrem malta para isso e Força que Moura mereçe e a lenda é muito linda.