quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Escola secundária, profissional, de investigação e desenvolvimento de Moura ( ESPID de Moura )


O concelho de Moura tem falta de mão-de-obra qualificada mas também tem muitas lacunas em dar formação aos nossos jovens.
Nós temos uma escola profissional (
Comoiprel) e uma escola secundária que se poderiam fundir e dar as aulas no mesmo edifício com cursos comuns e fazer um estudo das necessidades de formação qualificada para os jovens do concelho.
Infelizmente a nossa escola secundária, que já foi escola industrial, tem perdido alguns alunos e tornou-se uma escola subaproveitada.
A nossa proposta de hoje passa pela fusão das duas escolas numa só, ou seja:
- A criação da escola secundária, profissional, de investigação e desenvolvimento de Moura ( ESPID de Moura ).
- Os alunos quando chegam a um determinado ano escolar podem escolher uma formação via profissional em que teriam as disciplinas obrigatórias para o ano escolar que frequentam e teriam disciplinas teóricas e práticas do curso de formação profissional escolhido.
A escola secundária de Moura tem instalações óptimas que podem ser aproveitadas para dar aulas teóricas e praticas e ao mesmo tempo colaborar com as empresas da região para investigação e desenvolvimento de produtos e processos, motivando assim os alunos para a escola e sucesso escolar.
A fusão das duas escolas poderia ser apoiada pela
ampei e a escola a criar, iria apoiar as empresas desta associação na investigação e desenvolvimento de produtos e processos das mesmas.
Ainda nesta escola poderiam ser instalados o
Tecnopólo – desenvolvimento científico, regional e urbano e o laboratório PV que, segundo a CMM vão ser criados juntamente com o projecto da central fotovoltaica.
Para além dos curso já praticados e propostos pela Comoiprel, nós propomos alguns cursos que poderiam ser aplicados na nova escola a criar ( ESPID de Moura ) e que poderiam ajudar ao desenvolvimento do concelho e sucesso escolar:

- Curso de Domótica e Inmótica
- Curso de Técnico de frio e instalador de ar condicionado.
- Curso de Reparador de Máquinas de lavar louça e roupa
- Curso de Instalador de gás e reparação de equipamentos a gás
- Curso de Desenho técnico ( exemplo: autocad )
- Curso de Técnico de construção civil
- Curso de Mecânica auto e máquinas agrícolas
- Curso de Electricidade Auto


Objectivos desta sugestão – motivar os jovens do concelho ao ensino escolar, formar profissionais, dar oportunidade de criar o próprio emprego e criar uma escola de exemplo nacional.


1 comentário:

Anónimo disse...

Esta ideia é realmente uma ideia que deveria ter sucesso, mas como alguém disse em outros espaços, não vai para a frente porque há interesses em não largar o poder da escola Comoiprel. Mas vamos ver pode ser que um dia alguém olhe para o futuro do concelho e não para o futuro dele próprio.