sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nasceu uma central fotovoltaica morreu um aeródromo municipal





Com a construção da central fotovoltaica na Amareleja, o concelho de Moura perdeu o aeródromo Municipal que estava instalado em terrenos usados agora por esta central.
É certo que o aeródromo já quase não era usado, mas também é certo que os projectos de turismo previstos para a região do grande lago de Alqueva podem potenciar o uso futuro deste tipo de equipamento no concelho e o programa PROZEA previa a beneficiação deste aeródromo.
No concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz quase todo o programa de desenvolvimento da região de Alqueva PROZEA tem sido realizado, incluindo a beneficiação do aeródromo municipal de Reguengos de Monsaraz. No concelho de Moura, para além de quase nada se ter feito do programa PROZEA, faz-se tudo ao contrário, em vez de beneficiar o aeródromo municipal de Moura destrui-se o aeródromo. Veja aqui na pag. 26 o que estava previsto no PROZEA. No concelho de Moura parece que o programa PROZEA acaba na ponte do rio Ardila.
Esta semana sugerimos que a câmara municipal de Moura faça uma parceria com um investidor privado, que queira investir num aeródromo municipal, e ceda um terreno no concelho de Moura para a construção de um aeródromo municipal que tenha pista asfaltada, depósito de abastecimento de aeronaves de pequeno e médio porte, que tenha hangares para parqueamento das aeronaves e manutenção das mesmas e que seja equipado com sistemas de apoio as aeronaves de ataque a incêndios florestais.
Que seja feito um projecto de atracção ao uso do futuro aeródromo municipal de Moura, baseado no envolvimento dos futuros projectos turísticos do lago de Alqueva com componentes desportivas e eventos anuais na área da aeronáutica e ainda que este aeródromo seja inserido no programa anual do governo de apoio ao ataque a incêndio florestais, por estar próximo de uma grande reserva de agua.

Objectivo desta sugestão – Criar mais um atractivo turístico no concelho de Moura, aproveitar as potencialidades do Alqueva e caminhar no sentido do futuro.

Sem comentários: