terça-feira, 30 de setembro de 2008

Um mercado abastecedor em Moura pode contribuir para o futuro


A ideia da criação de um mercado abastecedor sub-regional em Moura, vem do programa PROZEA que dá um prazo curto/médio à câmara de Moura para a construção do mesmo.
Nós pensamos que a função de um mercado abastecedor é de centralizar o comercio de produtos, num determinado espaço para que os produtos sejam mais fáceis de comercializar e com preços mais acessíveis.
Pois bem, nós gostaríamos que este projecto fosse construído o mais breve possível, mas que seja construído com pés e cabeça e a pensar no futuro da região.
Nós gostaríamos que o projecto do mercado abastecedor de Moura fosse pensado de forma a servir o concelho de Moura e todos os concelhos envolventes ao mesmo.
Devemos pensar na fórmula mágica de um sistema logístico em que um transportador vai levar uma carga do sito A para o sitio B e deverá regressar ao sitio A com uma nova carga, da mesma dimensão, vinda do sitio B. Com esta fórmula é aproveitada a viagem do transporte na totalidade, tendo reflexo no custo com a carga em metade do preço.
Para obtermos cargas de grandes quantidades na nossa região, só com ponto de centralização e com a união de forças se pode conseguir.
Hoje sugerimos que esse ponto de centralização seja o projecto do mercado abastecedor de Moura e que a união de forças seja feita em parceria com as câmaras de Moura, Serpa, Reguengos, Mourão, Barrancos, Portel e Vidigueira e com a colaboração de todas as empresas dos respectivos concelhos.
Isto porquê?
Porque vivemos num mundo global em que os pequenos têm poucas hipóteses de sobreviver e porque a união transforma os pequenos em grandes.
A nossa sugestão passa por todos os produtores, do nosso concelho e dos concelhos envolventes, levarem os seus produtos ao mercado abastecedor de Moura para que lá os mesmos sejam negociados e comercializados em grandes quantidades e aos melhores preços, praticando-se a fórmula mágica de um sistema logístico que já falámos.
Situação igual poderá acontecer em sentido inverso, todos os produtos que possam ser comercializados nesta região, vindos de outros pontos do pais, poderão ser negociados e comercializados no mercado abastecedor de Moura, com o fim de na região se praticarem preços mais acessíveis para todos.
Pensamos que com esta sugestão de hoje, de transformar o mercado abastecer de Moura num centro de negócios e comercio de produtos para as empresas da região, que todas as empresas que se associem, vão ter grande potencial de negociação e de expansão no mercado global.
Sugerimos ainda que o mercado abastecedor de Moura seja construído o mais próximo possível da linha de caminho de ferro e quem sabe não traga o nosso comboio de volta.

Objectivo desta sugestão – Transformar o mercado abastecedor de Moura num centro de negócio da região, para que as empresas da região possam escoar melhor os seus produtos e criar mais emprego e transformar Moura na cidade mais importante desta zona do Alentejo.

Sem comentários: