sexta-feira, 22 de junho de 2007

A agricultura faz parte do desenvolvimento do concelho?







Muitas pessoas pensam que as zonas agrícolas do país, como a de Moura, por dependerem da agricultura não têm hipóteses de se desenvolverem e o próprio governo parece pensar o mesmo, não incentivando as empresas, relacionadas com a agricultura, a desenvolverem-se nesta área.
Pois nós achamos precisamente o contrário. Países como a França e a Alemanha, que são das maiores potências económicas do mundo, têm a agricultura como um forte aliado para o seu desenvolvimento económico. Exemplo de França

Pois bem, na nossa região existem essas condições para podermos ser um forte aliado da nossa economia e do nosso Futuro com investimentos, formação e incentivos na área da agricultura.
Nós pensamos que não devemos ver o futuro da nossa região apenas no turismo, temos que apostar no desenvolvimento da nossa região com a industrialização da agricultura do concelho com fim a produzir para todo o Portugal e Europa.
Hoje em dia para competir no grande mercado é necessário juntar esforços, como os nossos vizinhos espanhóis fizeram na altura certa em que vieram os subsídios da EU para Portugal e Espanha.
A nossa sugestão de hoje é:

Algumas das necessidades de união de esforços para vingar no grande mercado:
-À muito que faz sentido existir uma cooperativa ou associação em que os produtores de queijos da região se unam e vendam um produto com uma só marca, mas de grande produção, qualidade e imagem exterior, em vez do queijo do " Zé da esquina " que acaba por sair mais caro e não ter grande sucesso comercial.

- Também faz sentido uma cooperativa ou associação de produtores e embaladores de fruta, com uma marca da margem esquerda do Guadiana que possa incentivar e dar apoio ao cultivo do nosso melão, laranja e outras frutas, e levar a todos os hiper e supermercados do país e Europa os nossos produtos.
- Também faz sentido existir uma cooperativa ou associação de produtores, transformadores e embaladores de carnes bovina, suína, caprina e ovina, com uma marca da margem esquerda do Guadiana que possa levar a carne de qualidade do gado da nossa região aos melhores restaurantes, hiper e supermercados do país e Europa.
- Também faz sentido existir uma cooperativa ou associação de produtores, transformadores e embaladores de produtos hortícolas, tais como: cenouras, couve, lombardo, batata, cebola, etc.. Produtos embalados com uma marca da margem esquerda do Guadiana que possam chegar, com grande qualidade, a todos os hiper e supermercados do país e Europa.
Com a criação de associações ou cooperativas de produtores, transformadores, embaladores, distribuidores dos nossos produtos, mencionadas ou outras, com uma marca forte podem ser instaladas unidades fabris geradoras de emprego.



A verdade da nossa região é que a mesma é uma região agrícola e é com isso que devemos tentar procurar o Futuro, aproveitando o regadio do Alqueva para povoar novas culturas de regadio. A Agricultura faz parte do desenvolvimento de um país, daí que a nossa região, ao contrário do que muitos pensam, tem todos os potenciais instalados para sair do fundo negro em que se encontra.

Sem comentários: