domingo, 1 de julho de 2007

Melhorar as instituições públicas e sociais do concelho ajudando quem precisa.

A nossa sugestão desta semana é baseada na necessidade de trabalhos de reparações, arranjos, melhorias, e outros serviços em instituições do estado e de acção social do concelho.

As escolas do concelho, por exemplo, têm áreas em que é necessário intervenções a nível de reparações de equipamentos escolares, tratamento de zonas ajardinadas, pinturas, etc..

O centro de saúde de Moura, por exemplo, para o manter nas mínimas condições precisa de reparações no edifício, pintura do mesmo, reparações de mobiliários, tratamento dos espaços ajardinados, limpeza das áreas envolventes e se calhar até precisava de mais alguém que pudesse tratar de algum expediente interno.

A nossa sugestão vai para uma gestão mais correcta e justa das pessoas que recebem reformas baixas, subsídio de desemprego e de rendimento mínimo no concelho, sempre que estes rendimentos estejam abaixo ou um pouco acima do ordenado mínimo nacional.

As pessoas que recebem do estado este tipo de subsídio, deviam ser inseridas voluntariamente, numa equipa, organizada por uma instituição pública do concelho, que distribuisse e orientasse estas pessoas, conforme a sua formação e conhecimento técnico, para trabalhos do género dos que acima mencionamos a realizar nas instituições publicas e de acção social.

A participação destas pessoas deveria ser voluntária e a entidade onde fosse prestado o serviço deveria dar um suplemento monetário à pessoa que prestasse esse serviço.

O objectivo desta sugestão é melhorar as condições das instituições públicas e de acção social do nosso concelho, que necessitam da prestação deste tipo de serviços, mas que por falta de verba não os fazem e que com esta sugestão pagariam apenas um valor suplementar a acrescentar ao subsídio ou reforma que a pessoa já recebe por direito.


Assim as instituições tinham funcionários à sua disposição para fazer este tipo de serviços por um valor mais baixo e as pessoas que recebem os subsídios mencionados tinham oportunidade de adquirir outras experiências profissionais e de ganhar mais algum dinheiro para complementar o subsidio ou reformas que recebem para poderem ter uma vida melhor.

Esta acção poderia ser alargada às empresas privadas, com o compromisso, de em caso de necessidade, estas darem prioridade em contratarem as pessoas desempregadas e de rendimento mínimo deste programa.

Sem comentários: