terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Zonas de Centro de Comércio Local Tradicional pode trazer mais emprego.

Lamentavelmente o comércio local do concelho de Moura vive dias difíceis e já houve muitas lojas que tiveram de fechar as suas portas devidos às dificuldades.
Achamos também que a AMPEAI pode fazer mais para poder ajudar os seus associados, assim como a Câmara Municipal de Moura para defender os postos de trabalho existentes.
Destacamos duas acções positivas que a AMPEAI já realizou, o Acordo Comercial com BCP e Organizacion de Autónomos Profesionales e destacamos a remodelação de algumas ruas comerciais realizadas pela Câmara.
Muito mais pode ser feito e nós vamos contribuir com algumas sugestões que podem ser aplicadas para poder salvar e promover o comércio local no concelho.
Como forma rápida de ajudar o comércio local e manter o emprego, sugerimos para já, que durante o ano de 2009 a Câmara Municipal de Moura assuma as despesas, a fundo perdido, das rendas das lojas do concelho que estejam em dificuldade e ou em vias de fecharem.
Como medidas de futuro para criar emprego e manter os existentes, hoje sugerimos:
- Que a AMPEAI em parceria com a Câmara Municipal de Moura, ADC Moura e outras entidades interessadas, criem Zonas de Centro de Comércio Local Tradicional ( Zonas CCLT ) no concelho.
- As Zonas de Centro de Comércio Local Tradicional ( Zonas CCLT ) a criar seriam assinaladas e limitadas. ( exemplo: zona 1 - baixa de Moura, zona 2 comercio envolvente ao pingo doce de Moura, zona 3 – centro de Amareleja )
- Todas as Zonas CCLT devem ter um supermercado de nome, como o exemplo da zona 2 em que já tem o pingo doce.
- No exemplo da zona 1 – baixa de Moura, remodelar o mercado municipal de forma a instalar um supermercado de nome num dos pisos e reestruturar o mercado municipal de frutas e peixe no outro piso.
- Criar estacionamentos estratégicos de automóveis em cada Zona CCLT de forma a facilitar e centralizar os clientes aos locais de compra.
- Em todas as Zonas CCLT as rendas das lojas devem ter um preço máximo limite por m2, estabelecido pela Câmara, para poder fazer face à crise deste tipo de comércio. Caso seja superior a câmara suportará os custos adicionais ao preço limite ou tentará comprar a loja e depois aluga-la por preço simbólico.
- Dentro das Zonas CCLT a Câmara Municipal de Moura deverá adquirir todas as lojas que estiverem à venda e ter direito de preferência, para posteriormente poder aluga-las a preços simbólicos como forma de promover e incentivar este tipo de comércio nas Zonas CCLT.
- Nas Zonas CCLT deverão ser adaptadas, as zonas habitacionais de rés-do-chão, em lojas para posteriormente serem alugadas a preços simbólicos.
- Em parceria com as entidades bancárias, criar um cartão de crédito específico, com taxas de juro baixas, para que os clientes das lojas do concelho façam compras nas mesmas, a crédito e sem comprometer a situação financeira das lojas.
- Que a AMPEAI em parceria com a Câmara Municipal de Moura, ADC Moura e entidades bancárias criem um centro único, onde seja prestado todo o auxilio para criar uma empresa, desde o apoio jurídico, financeiro, com taxas de juro baixas e prazos de pagamento mais longos, licenças até à resolução das burocracias existentes, sem custo para quem queira abrir um negócio no concelho.
- Criar nas Zonas CCLT condições atractivas aos clientes. ( exemplo: bancos nas ruas, cobertura movível de algumas ruas para protecção dos clientes no inverno e verão, animação de rua e inserir as Zonas CCLT no percurso de transporte urbano gratuito )
- Fazer um sorteio anual de um bom prémio ( exemplo: automóvel ) para quem faça compras nas lojas do concelho ao longo do ano.
- Levar a mais feiras nacionais e internacionais os produtos produzidos na região e não limitar os produtos à Organizacion de Autónomos Profesionales .

Estas são algumas das medidas que nós acreditamos virem a desenvolver o comércio local e promover o emprego na região. Veja aqui outros temas para o futuro da região.


Objectivo desta sugestão: Manter e criar mais postos de trabalho, não deixar morrer o comércio local e dar movimento económico ao concelho de Moura.

1 comentário:

Autarquicas disse...

visite http://moura2009.blogspot.com